13ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada em Ninheira.

Publicado em: 26/05/2023 18:49

13ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada em Ninheira.

Como sempre, o intuito é amparar e assistir as pessoas que precisam em nosso município. Para isso, se faz necessário analisar as atuais conjunturas e traçar metas futuras para que o atendimento ao publico seja cada vez mais personalizado. Assim sendo, no próximo dia 16 (sexta-feira) de junho das 8h às 13h, acontecerá a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social. Um grande encontro entre personalidades políticas, profissionais e membros da sociedade civil.

A 13ª Conferência Nacional de Assistência Social terá como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos.” Para a discussão dos trabalho e elaboração das propostas a serem votadas, serão formados cinco (5) eixos, que terão temas definidos como: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país, Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas, Articulação entre segmentos, Como potencializar a Participação Social no SUAS, Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS, Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Os cinco eixos e seus respectivos conteúdos foram elaborados tomando como base o II Plano Decenal de Assistência Social (2016-2026) e a realidade do momento presente, relativa à atual conjuntura política do país e a urgência da reconstrução do SUAS que queremos. Deste modo, a ementa, a argumentação e as questões norteadoras de cada eixo levam em consideração o tema da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social de 2023, tendo como referência o Plano Decenal em vigência, iluminado pelas lutas e processos de resistência nos quais a assistência social está inserida no país.

Por isso, os desafios que a atualidade impõe precisam ser contemplados em cada eixo, conectando as discussões às realidades locais e regionais, inerentes a cada território. Nesta 13ª Conferência tem-se, portanto, o propósito de buscar contemplar ao máximo as realidades dos territórios, pensados, principalmente, a partir “do SUAS que temos e do que queremos construir”. Lembramos que a participação da sociedade nesse processo é de suma importância, por isso, não deixe de participar.  Para saber mais detalhes, basta acessar o decreto anexado no rodapé da matéria.

Prefeitura Municipal de Ninheira, governo cuidando da nossa gente. Gestão: 2021-2024