Prefeitura decreta ponto facultativo em aderência ao movimento sem FPM não dá.

 

Publicado em: 30/08/2023 08:07

Whatsapp

 

Prefeitura decreta ponto facultativo em aderência ao movimento sem FPM não dá.

    Em razão dos cortes de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o governo de Ninheira também enfrenta uma série de dificuldades para continuar fazendo uma gestão de qualidade como vinha fazendo até então. Por isso, a gestão resolveu aderir ao movimento de protesto que está ocorrendo denominado sem FPM não dá. O movimento tenta pressionar o Governo Federal para que o mesmo possa voltar a condicionar os municípios a receberem ao repasse com sempre foi feito às prefeituras.

    O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos aos Municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

     Os critérios atualmente utilizados para o cálculo dos coeficientes de participação dos Municípios estão baseados na Lei n.º. 5.172/66 (Código Tributário Nacional) e no Decreto-Lei N.º 1.881/81. Anualmente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, divulga estatística populacional dos Municípios e o Tribunal de Contas da União, com base nessa estatística, publica no Diário Oficial da União os coeficientes dos Municípios. A Lei Complementar 62/89 determina que os recursos do FPM serão transferidos nos dias 10, 20 e 30 de cada mês sempre sobre a arrecadação do IR e IPI do decêndio anterior ao repasse.

Prefeitura Municipal de Ninheira, governo cuidando da nossa gente. Gestão; 2021-2024.